Liberação de Trauma
Trauma é tudo aquilo que foi rápido, forte ou cedo demais. São todos os lugares internos de nossa vida onde há constrição, onde perdemos espontaneidade. As experiências traumáticas que vivemos diminuem nossa capacidade de autorregulação, nos deixando em um estado permanente de vigilância. Também é o estresse residual que ficou “preso” no Sistema Nervoso Autônomo - mesmo que o tempo cronológico transcorra, o tempo fisiológico permanece no acontecimento traumático.
Três são as categorias de Traumas: Ativação Global de Alta Intensidade, que são os traumas que envolvem experiências de quase morte, Acidente de Alto Impacto onde encontramos os acidentes de transito e quedas importantes e Ataque Inescapável, que compreende os abusos ou situações de perigos quando de Ambiente Externo, e doenças graves ou vergonha quando de Ambiente Interno.
Para a Liberação de Traumas utilizamos principalmente a Somatic Experiencing®, abordagem naturalista criada por Peter Levine, que tem suas bases nas Terapias Corporais, Neurociências e Etologia (estudo dos animais em seu habitat natural). Somatic Experiencing® atua sobre o comportamento do Sistema Nervoso Autônomo, por meio da conscientização das sensações corporais relacionadas à situação traumática.
Ao presenciarmos as respostas sensoriais e motoras em nosso corpo, podemos liberar o estresse residual da experiência traumática de forma gradativa. Assim ampliamos nossas estratégias de enfrentamento, viabilizando a restauração da nossa capacidade natural de autorregulação, devolvendo ao corpo seu estado natural de homeostase, ampliando a resiliência para futuras experiências de estresse.
Como a Somatic Experiencing® pode me ajudar
-
Abusos Sexuais ou Físicos.
-
Traumas de nascimento.
-
Síndromes ou doenças crônicas.
-
Ansiedade
-
Déficit de atenção e Hiperatividade.
-
Bruxismo.
-
Vergonha e timidez.
-
Dificuldades com convívio social.
-
Processos cirúrgicos.
-
Baixa resistência ao estresse.
-
Esgotamento.
-
Fibromialgia.
-
Asma e bronquite.
-
Sequestros, assaltos.
-
Desastres ambientais.
-
Queimaduras.
-
Insônia.
-
Doenças Psiquiátricas.