top of page

Atendimento Terapêutico

Nós compreendemos que os problemas podem ser de origem biográfica ou sistêmica. Dessa forma, percebemos que soluções de cunho biográfico são pouco úteis para questões sistêmicas e vice-versa.

 

Na nossa experiência, distinguir corretamente essas duas vertentes é a grande diferença entre a Ajuda eficaz e cirúrgica em oposição a ajuda prolongada e pouco específica.

Origem Biográfica

Um problema biográfico pode ser explicado através da nossa própria história, por exemplo um bloqueio sexual pós uma experiência traumática de abuso, ou uma depressão após uma perda importante.

 

Para soluções de cunho biográfico utilizamos principalmente a Somatic Experiencing®, que tem sido a ferramenta mais eficaz que conhecemos. Também utilizamos a Hipnose Ericksoniana como “lubrificante” do processo. Poderíamos dizer que utilizamos o Somatic Experiencing® para questões emocionais e para liberação do estresse fisiológico e Hipnose Ericksoniana para questões da mente, no trabalho com crenças limitantes ou resistências inconscientes.

Origem Sistêmica

Quando a origem é sistêmica sentimos como se não conseguíssemos compreender a causa observando apenas a história pessoal. A sensação é de que estamos vivendo um filme que não é o nosso, os sentimentos não têm coerência com os acontecimentos.

É algo como:

  • “Tenho tudo para ser feliz e não consigo”

  • “Cuido da minha saúde e sempre estou lidando com doenças”

  • “Sou uma pessoa legal, e não consigo manter uma relação amorosa”

  • “Me sinto culpado quando coisas boas acontecem comigo”

  • “O dinheiro entra por uma porta e sai pela outra”

  • “Não posso ver minha mãe ou pai que sinto uma raiva imensa”

  • “Meu filho não consegue aprender de jeito nenhum”

  • “Quando as coisas vão bem, sei que algo vai dar errado em breve”

Saúde Integrativa

Compreendemos também a pouca eficácia em “procurar chifre em cabeça de cavalo”. Se tenho um problema com obesidade, um processo terapêutico não irá substituir a necessidade de uma dieta adequada e atividades físicas.

 

Provavelmente trabalhar as questões biográficas e sistêmicas que sustentam a obesidade será uma fonte maior de recursos para sustentar as mudanças físicas. O mesmo poderíamos dizer sobre problemas financeiros - se gasto mais do que ganho preciso de ajuda para diminuir a compulsão, e não uma “constelação de prosperidade”.

 

Também compreedemos que a ajuda terapêutica jamais deverá substituir os cuidados médicos, quando necessários. A única pessoa capacitada para liberar o paciente dos cuidados médicos é o próprio médico.

A solução sempre virá de várias áreas. Compreendemos que a Saúde Integrativa tem como tripé de sustenção o Autocuidado, Autonomia e Bem-estar. Exercícios físicos, alimentação balanceada, boas relações, a prática pessoal da espiritualidade, meditação, sono adequado e um ambiente físico confortável é o que permitem uma Vida + Leve em sua totalidade.

bottom of page